Felipe solicita a inclusão de pais, tutores e cuidadores de pessoas com deficiência, nos grupos prioritários de vacinação 

Publicado em: 04/06/2021 - 9:09

O deputado estadual Felipe Orro apresentou indicação na Assembleia Legislativa e encaminhou expediente ao governo pedindo a inclusão dos genitores, cuidadores e tutores que efetivamente cuidam de pessoas com deficiência, nos grupos prioritários de vacinação contra a Covid-19 em Mato Grosso do Sul. “Ressaltamos a importância dessas pessoas que realizam os cuidados aos portadores de deficiência, ajudando-os desde as necessidades mais básicas de higiene, até a sua locomoção para consultas médicas, fisioterapia, entre outras atividades necessárias a uma boa qualidade de vida. Eles precisam estar bem de saúde e imunizados contra o novo coronavírus”, afirmou o deputado. 

Felipe Orro lembra que todo cuidado é pouco nesta pandemia e, ainda que todas as precauções sejam tomadas, o atual cenário da crise sanitária gera grandes riscos de infecção pelo novo coronavírus.  

“Devemos considerar a situação crítica pela qual passa nosso sistema de saúde, com seus leitos em capacidade máxima de lotação. A inclusão dessas pessoas no grupo prioritário é a única maneira de oferecer segurança para que continuem desempenhando o essencial acompanhamento aos portadores de deficiência”, pondera Felipe. 

O pedido foi encaminhado ao governador do Estado, Reinaldo Azambuja e ao secretário de Estado de Saúde, Geraldo Resende, atendendo inúmeras reivindicações enviadas ao gabinete do parlamentar por pais, mães, tutores e cuidadores de várias cidades do Estado, que realizam o acompanhamento integral de pessoas com deficiência.

Foto: Alems/Roberto Higa e Victor Chileno

Comentários do Facebook