Voltar para notícias · 27 abril, 2020

Pela primeira vez em uma década, pandemia impede que Alems celebre Dia do Trabalhador

A Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul realizaria, neste ano, a 10ª Sessão Solene para homenagear trabalhadores, lideranças empresariais e profissionais dos diversos ramos de atividade com a Comenda do Mérito do Trabalho Ministro Wilson Fadul. Em consequência da pandemia Covid-19, todas as sessões da Assembleia Legislativa foram suspensas, o que afetou também essa comemoração.

A Comenda do Mérito do Trabalho Ministro Wilson Fadul foi instituída pela Resolução 15/2011, de autoria do deputado estadual Felipe Orro, destinada a agraciar personalidades que, em razão se sua atividade, se destacou no contexto sócio-político-econômico, contribuindo de qualquer forma com a dignidade do trabalho. A sessão solene de entrega da Comenda sempre é realizada às vésperas do Dia 1º de Maio, em que se comemora o Dia Mundial do Trabalhador

O Ato n. 10/2020 da Mesa Diretora suspende “nas dependências da ALEMS, do atendimento ao público e da realização de quaisquer eventos coletivos, tais como sessões solenes, eventos de Lideranças Partidárias e de

frentes parlamentares, visitação institucional e outros programas”.

Apesar da não realização da homenagem neste ano de 2020, Felipe Orro, proponente da Comenta do Mérito do Trabalho Ministro Wilson Fadul, destaca que esta se tornou uma das sessões solenes mais tradicionais da Casa Legislativa.

“Na época (2011), julguei necessário e ainda tenho a mesma concepção de que é muito importante o reconhecimento do trabalhador pela Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul. Estamos honrando cidadãos que fizeram suas vidas e a de outras pessoas em cima do trabalho duro, justo e honesto. Homens e mulheres que se destacaram, exatamente, pelo mérito de seus esforços. Infelizmente, por conta desta crise de saúde que estamos enfrentando, não teremos a sessão solene com participação dos homenageados e do público. Mas faço questão de lembrar esta data e registrar meu reconhecimento a todo trabalhador sul-mato-grossense”, explica Felipe.

Nas nove sessões solenes em homenagem ao Dia do Trabalho realizadas na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul, várias personalidades já foram homenageadas com a Comenda Ministro Wilson Fadul. Entre elas a ex-senadora da República, Marisa Serrano; o ex-ministro do Trabalho e Emprego Manoel Dias, o ex-deputado federal e antigo líder trabalhista de Mato Grosso do Sul, Nelson Trad (in memoriam); o empresário Ueze Elias Zahran; o empresário Mafucci Kadri; desembargador Nery Azambuja; ex-senador da República Ruben Figueiró e; ex-deputado estadual e presidente da Acrissul, Jonatan Barbosa.

Wilson Fadul

Wilson Fadul foi escolhido para dar nome à Comenda por sua forte atuação política no então Mato Grosso uno. Quando ministro da Saúde no governo de João Goulart, Fadul iniciou a produção nacional de medicamentos, acabando com a dependência do Brasil com laboratórios estrangeiros.

“Homem honrado, leal a seus princípios, é uma biografia que justifica e dignifica a Comenda do Mérito do Trabalho”, justificou Felipe Orro na época da criação da honraria.

Wilson Fadul militou na política no então Mato Grosso uno em 1946. Após se formar em Medicina, entrou na Aeronáutica, sendo transferido como segundo-tenente para servir na Base Aérea de Campo Grande. Teve os direitos políticos cassados pela ditadura militar e passou a residir no Rio de Janeiro em 1964. Com a reabertura política, em 1979, ajudou Leonel Brizola a fundar o PDT e retornou a Mato Grosso do Sul, onde organizou o partido e foi o primeiro candidato a governador. Morreu aos 91 anos de idade no Rio de Janeiro.

Entre em Contato

Rua Marechal Mallet, 1.251, Centro, Aquidauana - MS | 79200-000
Telefone: (67) 3241-2346

Copyright 2022 © Felipe Orro - Deputado Estadual | Todos os direitos reservados | Design por Argo Soluções