Médico de Aquidauana será homenageado em sessão do Dia da Comunidade Japonesa

Publicado em: 20/06/2011 - 15:15

O médico ortopedista Flávio Arima receberá o Troféu Sakura em sessão solene que a Assembleia Legislativa realiza nesta terça-feira (21), a partir das 19h, para homenagear a colônia nipônica de Mato Grosso do Sul. Flávio Arima é neto de japoneses e fundador da Associação Cultural e Desportiva Nipo-Brasileira de Aquidauana. Seu nome foi indicado pelo deputado estadual Felipe Orro (PDT) para receber a homenagem.

Arima diz que ficou muito honrado pela lembrança e fala com emoção de seus antepassados e da descendência japonesa. “Meu avô chegou a Campo Grande na década de 20, trabalhou na antiga Noroeste do Brasil. Meu pai era fotógrafo, mudou-se para Aquidauana no final da década de 40 e montou um estúdio, na rua Marechal Mallet. Foi com essa loja que sustentou a família”.

Flávio e a irmã Solange estudaram Medicina na UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul). Depois de formado, em 1976, Flávio fez especialização em Ortopedia e Traumatologia na Uerj (Universidade Estadual do Rio de Janeiro). Dez anos depois, ajudou a fundar a Associação Nipo-Brasileira de Aquidauana e dedica-se a transmitir a cultura de seus ancestrais às novas gerações.

“Sabe que eu mesmo não aprendi a falar japonês. Minha mãe não deixava a gente aprender porque achava que ia atrapalhar na escola. Hoje posso dizer que sou mais japonês que antes”, conta. 

Comentários do Facebook