Felipe Orro requer moção de louvor a militares e bombeiros por ajuda a desabrigados

Publicado em: 06/04/2011 - 14:14

O deputado estadual Felipe Orro (PDT) apresentou dois requerimentos na sessão desta quarta-feira (6) da Assembleia Legislativa, para que sejam encaminhadas moções de louvor aos soldados do 9º Batalhão de Engenharia e Combate do Exército Brasileiro, do 1º Subgrupamento do Corpo de Bombeiros, ambos sediados em Aquidauana; e da 2ª Sessão de Bombeiros do 1º Subgrupamento, com sede em Anastácio.

A moção ao Corpo de Bombeiros “em razão do efetivo daquelas unidades terem prestado relevantes serviços de resgate e socorro às populações ribeirinhas dos municípios de Aquidauana e Anastácio, que foram desalojadas de suas moradias durante a enchente do Rio Aquidauana verificada no início do mês de março (…) oportunidade em que, diuturnamente, atuaram em prol dos flagelados com abnegado cumprimento do dever cívico, notável desprendimento e imensurável dedicação e esforços.” O deputado lembra que todo o efetivo dos Bombeiros de Aquidauana e Anastácio se engajou no trabalho de salvamento e remoção das vítimas da enchente, inclusive alguns soldados tiveram suspensas ou interrompidas suas férias.

Da mesma forma, a moção destinada aos militares do Exército se deve aos serviços de socorro às vítimas da enchente. Felipe Orro lembra que Aquidauana ficou isolada pelo transbordamento das águas do rio, exigindo que os soldados do Exército construíssem uma “passadeira de alumínio, com extensão de 180 metros, para garantir o tráfego de pedestres”. Por essa ponte transitaram cerca de 8 mil pessoas entre os dias 4 e 11 de março. O Exército também disponibilizou cinco botes pneumáticos, cinco viaturas e o efetivo de aproximadamente 300 homens “deram suporte ao resgate de mais de 250 famílias flageladas pela enchente”.

O deputado pede que as moções sejam destinadas ao major Claudiney da Silva Quintana, comandante do 1º Subgrupamento dos Bombeiros, ao subtenente Benedito Sérgio Barcellos, da 2ª Sessão dos Bombeiros de Anastácio, ao comandante geral dos Bombeiros, Coronel Ociel Ortiz Elias; ao tenente-coronel José Henrique Araújo Santos, comandante do 9º Batalhão de Engenharia e Combate do EB de Aquidauana e ao comandante militar do Oeste, general João Francisco Ferreira, extensivas a todo o efetivo das corporações.

Comentários do Facebook