Felipe Orro parabeniza prefeito de Rochedo por apoio a universitários

Publicado em: 26/05/2011 - 11:11

O exemplo do prefeito de Rochedo Adão Arantes, do PDT, de ajudar no custeio do transporte dos estudantes universitários do município, foi destacado pelo deputado estadual Felipe Orro (PDT) em visita feita à cidade nesta quarta-feira (25). “Sabemos que não é fácil ter a responsabilidade de resolver todos os problemas da cidade, com o Orçamento cada vez mais apertado e as demandas crescendo a cada dia. Mesmo assim, o prefeito Adão Arantes vai além de suas obrigações e se dispõe a ajudar os estudantes universitários, é parceiro, é solidário”, disse Felipe Orro.

São 46 estudantes universitários que frequentam faculdades em Campo Grande, distante 60 quilômetros de Rochedo. Diariamente fazem o trajeto que demanda cerca de duas horas, somando a vinda e o retorno. A Prefeitura cedia um ônibus, que semanas atrás se envolveu em um acidente, deixando os estudantes sem condução garantida para transporte. Outro veículo – porém mais velho – foi deslocado para atender os estudantes, porém a situação precária não pode continuar, até porque não há verba definida para essa finalidade; o município só é responsável pelo Ensino Fundamental.

A saída encontrada em conjunto pela Prefeitura, os vereadores e os estudantes foi criar uma associação dos acadêmicos e locar um ônibus para fazer o transporte. O prefeito Adão Arantes, então, se dispôs a contribuir com mais de metade do custo da locação, orçado em R$ 10,5 mil. A Prefeitura vai repassar R$ 6,5 mil, mensalmente, à associação, e os acadêmicos custearão o restante.

Felipe Orro lembrou que quando era prefeito de Aquidauana viveu problema parecido e chegou à solução similar. “A Prefeitura não pode usar dinheiro da Educação para custear o ensino superior, não é atribuição do município, o prefeito pode incorrer em crime de responsabilidade. Então o que se pode fazer é um convênio, com verba do gabinete. Eu vejo boa vontade no prefeito Adão Arantes, que demonstrou ser parceiro, sabe a importância da educação, da formação profissional dos jovens.”

O prefeito Adão Arantes lembrou que Rochedo vê cair, ano a ano, seu índice de participação na distribuição do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços), ao passo que aumenta a demanda da população por serviços de responsabilidade das Prefeituras. “Nosso índice já foi de 0,52%, a população era menor. Agora está em 0,22% e a população aumentou”, disse.

Estavam presentes na recepção ao deputado Felipe Orro, além do prefeito Adão Arantes, o presidente da Câmara Municipal, vereador Geraldo Alves Arantes, os vereadores Nei Sandim, Valdecir Nogueira (todos do PDT), Laurindo Delfino Dias (DEM), o produtor rural Elias Fernandes Bitencourt e o médico Jorge Luís Raposo.

Comentários do Facebook