Voltar para notícias · 13 agosto, 2011

Felipe Orro cumprimenta Uems pelo sucesso do Programa Rio de Leite

Convênio assinado na manhã deste sábado (13) no tattersal do Parque de Exposições Manoel Antônio Paes de Barros, de Aquidauana, estende o Programa Rio de Leite a mais quatro municípios: Bela Vista, Nioaqui, Sidrolândia e Guia Lopes da Laguna. Com a expansão do programa a estes municípios e também nos dois já atendidos (Anastácio e Aquidauana), agora o Rio de Leite abrange 80 pequenos produtores de leite, uma rede que promete se transformar na nova força da bacia leiteira do Estado graças ao apoio técnico dos professores e acadêmicos dos cursos de Técnico em Agropecuária e de Graduação em Zootecnia e Agronomia da Uems (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul).

Participaram do ato o reitor Gilberto José de Arruda, o deputado estadual Felipe Orro (PDT), prefeitos de quatro municípios (Fauzi Sulleiman, de Aquidauana; Douglas Figueiredo, de Anastácio; Chico Maia, de Bela Vista e Daltro Fiuza, de Sidrolândia) estavam presentes ao ato, além de representantes dos municípios de Guia Lopes da Laguna e Nioaqui, de entidades e órgãos ligados à criação de animais e produção de leite no Estado.

O Projeto Rio de Leite leva assistência técnica e informação, basicamente, às famílias que já têm na produção de leite a principal atividade. Monitorados pelos professores, os acadêmicos da Uems, além de técnicos contratados, orientam os produtores no que for preciso para melhorar o rendimento do rebanho. E a raça mais indicada para atender às necessidades dos pequenos criadores, de produção e rusticidade, é o Girolando, cruzamento do Gir com o Holandês.

O projeto é a vedete da 3ª Expanleite (Exposição Pantaneira de Gado de Leite), evento que acontece inserido na 44ª Expoaqui (Exposição Agropecuária e Industrial de Aquidauana), desde o dia 10 e até o dia 15 de agosto, no Parque de Exposições de Aquidauana). A Expanleite exibe 40 vacas leiteiras Girolando e promove diversas atividades, como o Concurso Toma Leite, o Torneio Leiteiro e o Dia do Leite, que acontece neste sábado (13), com palestras, bingo e almoço. O público convidado são pequenos produtores de leite.
A iniciativa da Uems mereceu elogios por parte do deputado Felipe Orro, que tem pautado sua atuação em defesa do fortalecimento da universidade como ferramenta para promover o desenvolvimento social e econômico do Estado. “A Uems extrapola suas atribuições ao levar o conhecimento até a comunidade. E com isso ajuda o pequeno produtor a incrementar sua renda, para melhorar as condições de vida e até segurar seus filhos no campo. Isso é fundamental, é o que o Estado deve e pode fazer. Por isso defendo uma Uems forte, autônoma, presente em todos os municípios”.

O reitor agradeceu e atestou as palavras de Felipe Orro ao revelar que 85% dos 8 mil alunos da Uems proveem de famílias com renda mensal igual a 5 salários mínimos. “Promovemos a inclusão social”, disse. O reitor pediu a cooperação dos prefeitos que assinaram os convênios, para atender os técnicos no que for preciso a fim de obter êxito no projeto. “Que os senhores abram suas portas para ajudar a Uems, para que a Uems cumpra seu papel e ajude os produtores de leite.”
Serviço: Mais informações sobre o projeto Rio de Leite no site www.riodeleite.com.br. Contatos com o coordenador do projeto, professor André Rozemberg (67) 3245-3319 ou 8122-7579

VEJA FOTOS DO EVENTO AQUI

Entre em Contato

Parque dos Poderes - Av. Desembargador José Nunes da Cunha
Jardim Veraneio, Campo Grande - MS | 79031-901
Telefone: (67) 3389-6302

Copyright 2022 © Felipe Orro - Deputado Estadual | Todos os direitos reservados | Design por Argo Soluções