Em visita a aldeia, Felipe Orro garante candidatura própria do PDT a prefeito de Aquidauana

Publicado em: 14/09/2011 - 9:09

O PDT terá candidato a prefeito de Aquidauana na eleição do ano que vem. A garantia é do deputado estadual Felipe Orro (PDT), que na segunda-feira (12) visitou a Aldeia Bananal, em Aquidauana e se reuniu com lideranças indígenas de várias comunidades da região. “Quero esclarecer para meus amigos terenas que o PDT de Aquidauana tem pré-candidato a prefeito, e Odilon Ribeiro é meu candidato e de Zelito Ribeiro”, disse Felipe Orro.

A firme declaração teve o objetivo de desmentir boatos que circulavam pelas aldeias. Ante o exposto, o ex-vereador Valdomiro Vargas resumiu o contentamento de toda a comunidade com a atitude de Felipe Orro: “agora podemos ir para casa tranquilos, sabendo que a mentira plantada pelo nossos adversários políticos foi desmascarada.  Hoje estou feliz”, disse.

Odilon e Zelito acompanharam o parlamentar na visita. Odilon fez uma reflexão das últimas eleições (de 2008 quando concorreu à Prefeitura de Aquidauana e de 2010, em que Felipe Orro foi eleito deputado estadual) – disse que “tudo isso servia para trazer mais força, mais garra, mais vontade de lutar, pois aqueles que usurparam o poder com mentiras, perderam, ao serem desmascarado pelo tempo e pela história”. Odilon prosseguiu dizendo que a vida ensina, e pediu aos terenas que não desanimem, mas que transformem a fraqueza em força.

O empresário Zelito Ribeiro lembrou da sua infância na aldeia, quando seu pai, Tico Ribeiro, era prefeito, e os primeiros benefícios que chegaram pela sua mão. Olhando para trás ele recordou emocionado de todas as conquistas feitas através de Tico Ribeiro e Roberto Orro.

As lideranças indígenas foram unânimes em apontar falhas da administração e exigir melhorias. Muito emocionado e falando na língua terena, um ancião da aldeia chamou a atenção da comunidade, mostrando o grande risco que se corre quando se vende seu voto. Ele disse que a comunidade “estava pagando caro por ter abandonado os verdadeiros amigos e companheiros na última eleição”, no caso, o deputado Felipe Orro, Odilon e Zelito Ribeiro.

O deputado Felipe Orro recebeu das lideranças indígenas várias reivindicações, sendo a principal delas o asfaltamento do acesso à localidade de Taunay, desde o entroncamento com a BR-262 até a  aldeia. Felipe Orro explicou que já apresentou indicação ao governo do Estado neste sentido (veja matéria aqui). Eles reclamaram também da situação de toda malha viária e do ensino oferecido nas escolas das aldeias.

A reunião foi dirigida pelo líder terena e ex-vereador Enedino da Silva, estavam presentes as seguintes lideranças  indígenas: Ezaltino Denuncio, vice cacique da Aldeia Bananal; Benigno, cacique da Aldeia Morrinho e João Paulino, presidente do Conselho Tribal da Aldeia Morrinho;  Cláudio da Silva e Evandir da Silva, da Aldeia Imbirussu; Edvaldo Félix e Josué da Aldeia Lagoinha; Antenor da Silva e Valdomiro Francisco da Aldeia Água Branca; Valdomiro Vargas (Aldeia Taunay) e Chico Ramiro e Ladislau Borges, da Aldeia Ipeguê. (Com informações de Gentil Vasconcelos)

Veja fotos da reunião AQUI

Comentários do Facebook