Começa por Campo Grande discussão do Plano Nacional de Resíduos Sólidos

Publicado em: 13/09/2011 - 10:10

Campo Grande foi escolhida para sediar a primeira Audiência Pública do Plano Nacional de Resíduos Sólidos, evento aberto na manhã desta terça-feira (13), no Centro de Convenções Rubens Gil de Camillo. Estavam presentes o governador André Puccinelli, o secretário de Recursos Hídricos e Meio Ambiente Urbano do Ministério do Meio Ambiente, Nabil Bonduki; do deputado estadual Felipe Orro (PDT), representante da Assembleia no Conselho Estadual das Cidades; do secretário de Habitação e das Cidades, Carlos Marun; deputados estaduais Júnior Mochi e Márcio Monteiro, prefeito de Campo Grande Nelson Trad Filho, e representantes de municípios, da sociedade civil e órgãos públicos dos Estados de Mato Grosso, Goiás e Distrito Federal.

Outras quatro audiências acontecerão nas demais regiões do País, colhendo subsídios para elaboração do Plano Nacional de Resíduos Sólidos. A meta central é acabar com os lixões em todo o País até 2014, disse Nabil Bonduki. “Nessa área temos muito a contribuir, porque Aquidauana, quando fui prefeito, foi a primeira cidade do Estado a implantar o aterro sanitário. Um trabalho complexo que envolve a geração de renda dos catadores, a conscientização da sociedade, toda uma mudança de postura visando a proteção do meio ambiente”, disse Felipe Orro.

A Audiência Pública prossegue até amanhã (14) com seis painéis temáticos. Pela manhã foi apresentada aos participantes a versão preliminar do Plano Nacional de Resíduos Sólidos. À tarde, no Sebrae, os trabalhos continuam com os temas: Resíduos Sólidos Urbanos e Inclusão de Catadores de Materiais Recicláveis; Resíduos de Serviços de Saúde, Portos, Aeroportos e Terminais Rodoviários; Resíduos Industriais; Resíduos de Mineração; Resíduos Agrossilvopastoris; e Resíduos da Construção e Demolição.

Na quarta-feira pela manhã os grupos prosseguem a discussão para formatação das propostas levantadas e à tarde acontece a Plenária para apresentação das contribuições. O encerramento da Audiência Pública está marcado para as 16h.

Veja fotos do evento AQUI

Comentários do Facebook