Assembleia aplaude trabalho dos bombeiros e militares durante enchente do Aquidauana

Publicado em: 31/05/2011 - 12:12

Os deputados estaduais aprovaram por unanimidade Moções de Louvor ao trabalho desenvolvido por soldados do Exército e do Corpo de Bombeiros durante a enchente do Rio Aquidauana, ocorrida em março deste ano. As moções foram propostas pelo deputado estadual Felipe Orro (PDT) e na sessão desta terça-feira (31), entregues aos comandantes das corporações.

O deputado lembrou que centenas de famílias perderam temporariamente suas casas e tiveram que buscar abrigo nas casas de amigos, parentes, ou se alojaram nas escolas e ginásios de esporte de Anastácio e Aquidauana. O trabalho dos soldados do Corpo de Bombeiros foi fundamental para que nenhuma vida se perdesse. “Trabalharam de forma incansável, todos os dias e todas as noites, resgatando famílias, transportando pessoas e seus pertences, auxiliando de todas as formas para amenizar o sofrimento dos desabrigados”, disse Felipe Orro.

Já o apoio dos soldados do Exército foi fundamental para tirar Aquidauana do isolamento. As duas pontes que ligam a cidade a Anastácio foram interditadas pois podiam ruir a qualquer momento pela força das águas do rio. O 9º Batalhão de Engenharia e Combate de Aquidauana, comandado pelo tenente-coronel José Henrique Araújo dos Santos, construiu uma passadeira de alumínio com 180 metros de extensão e garantiu, desta forma, o trânsito de pedestres por sobre o rio. Os soldados ficaram a postos auxiliando a passagem dos pedestres por todo o período em que a cidade ficou isolada.

A moção ao Corpo de Bombeiros foi entregue ao major Claudinei da Silva Quintana, comandante do 1º Subgrupamento de Bombeiros de Aquidauana, e ao subtenente Benedito Sérgio Barcellos, comandante da 2ª Sessão do 1º Subgrupamento dos Bombeiros, com sede em Anastácio. Diz o texto: “(…) em razão do efetivo daquelas unidades terem prestado relevantes serviços de resgate e socorro às populações ribeirinhas dos municípios de Aquidauana e Anastácio, que foram desalojadas de suas moradias durante a enchente do Rio Aquidauana verificada no início do mês de março (…) oportunidade em que, diuturnamente, atuaram em prol dos flagelados com abnegado cumprimento do dever cívico, notável desprendimento e imensurável dedicação e esforços.”

A moção ao Exército foi entregue ao tenente-coronel José Henrique Araújo dos Santos, comandante do 9º Batalhão de Engenharia e Combate de Aquidauana, com a seguinte redação: “(…) em razão daquela corporação militar haver prestado excelente e relevante serviços em atendimento de socorro às populações dos Municípios de Aquidauana e Anastácio, atingidas pela enchente do Rio Aquidauana, ocorrida no mês de março do corrente ano, que resultou no flagelo de inúmeras famílias e interrompeu a interligação  das vias de acesso entre essas cidades (…)”.

Em nome dos homenageados, o tenente-coronel José Henrique dos Santos usou a tribuna da Assembleia para agradecer aos deputados e dizer que a corporação se sente honrada e ciente de que está no caminho certo, ao prestar serviços à população civil.

Também prestigiaram a sessão o coronel Ociel Ortiz, comandante geral do Corpo de Bombeiros de Mato Grosso do Sul; coronel Roberto Marinho Chermont, comandante do Corpo de Bombeiros do Interior, coronel Paulo José dos Santos, representando o Comando Militar do Oeste sediado em Campo Grande; 2º Sargento do Corpo de Bombeiros de Aquidauana Joaquim Medeiros e o soldado César Augusto Rodrigues, relações públicas do CMO.

Comentários do Facebook