13 de novembro, Dia do Ambientalista: MS rende tributo a Francelmo

Publicado em: 11/11/2011 - 13:13

Em 2011 a morte do ambientalista Francisco Anselmo Gomes de Barros, Franselmo, completa seis anos. A partir de agora, a data, 13 de novembro, passará a ser um dia de homenagem às pessoas que defendem as causas ambientais.

Determinação nesse sentido está contida na Lei Estadual nº 4.074, de 24 de agosto de 2011 (DOE-MS de 25.08.2011), que inclui no Calendário Oficial de Eventos do Estado de Mato Grosso do Sul o dia 13 de novembro como o Dia do Ambientalista.

O projeto foi sugerido pelo deputado estudante André Luis Lima, do Parlamento Jovem segunda edição. Em seguida, a matéria foi apresentada à Assembleia Legislativa pelo deputado estadual Pedro Kemp (PT). Finalmente aprovada, a lei seguiu para a sanção do Poder Executivo.

Então presidente do Fuconams (Fundo para Conservação da Natureza de MS), Franselmo se transformou em mártir da causa ambientalista sul-mato-grossense pelas circunstâncias trágicas de sua morte. Durante protesto contra a aprovação de leis consideradas permissivas quanto à instalação de usinas de álcool na Bacia do Pantanal, ele ateou fogo ao próprio corpo e não resistiu, apesar de socorrido.

Com a homenagem a Francisco Anselmo Gomes de Barros, a questão ambiental passa a ter duas datas anuais em Mato Grosso do Sul: o Dia do Meio Ambiente em 5 de de junho, e o Dia do Ambientalista, em 13 de novembro.

Comentários do Facebook