Voltar para notícias · 30 maio, 2016

Assembleia comemora 50 anos da Zootecnia com homenagens

A Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul realiza, dia 7 de junho, a partir das 19h, no Plenário Julio Maia, sessão solene para comemorar o 50º aniversário da Zootecnia no Brasil. Na ocasião serão homenageadas com certificados 20 pessoas e instituições que contribuíram para o engrandecimento da profissão no Estado. A proposição é do deputado estadual Felipe Orro (PSDB) e o evento será realizado em conjunto pela Assembleia e pelo Conselho Regional de Medicina Veterinária e Zootecnia de Mato Grosso do Sul.

Ao justificar a proposição da homenagem, o deputado Felipe Orro destacou a importância da Zootecnia para o melhoramento genético dos rebanhos, considerando que Mato Grosso do Sul é um Estado com forte vocação para a pecuária, e ainda pela implantação do Curso de Zootecnia no campus da UEMS (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul) em Aquidauana, cidade do parlamentar.

“O zootecnista ajudou e muito o Estado a se consolidar como grande produtor e exportador de carne. A qualidade de nosso rebanho é elogiada no mundo todo, os esforços para melhorar a genética, erradicar doenças, manejar corretamente. São técnicas que contribuem para o crescimento econômico e bem estar social. Por isso nosso reconhecimento”, frisou.

A primeira faculdade de Zootecnia no Brasil foi fundada no dia 13 de maio de 1966 na cidade de Uruguaiana, no Rio Grande do Sul. No Mato Grosso do Sul, o Curso de Zootecnia da UEMS de Aquidauana foi fundado em 1994 e hoje está entre os melhores do Brasil.

Serão várias categorias de homenagens, definidas pelo próprio Conselho. Veja a seguir a relação com todos os nomes:

Dr. Ivo Arcangelo Busato, primeiro zootecnista registrado no Conselho Regional de Medicina Veterinária e Zootecnia de MS; professor doutor Fábio Edir dos Santos, reitor da UEMS, em reconhecimento pelo primeiro curso de Zootecnia do Estado; representante da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) em reconhecimento pelo primeiro curso de Pós Graduação em Zootecnia no Estado; veterinário mestre João Vieira de Almeida Neto, presidente do Conselho Regional de Medicina Veterinária e Zootecnia de MS; doutor Ruy Alberto Caetano Corrêa Filho, diretor da ABZ (Associação Brasileira de Zootecnistas). 

Doutor João Dimas Graciano (in memorian) (UFGD), doutora Luísa Melville Paiva (UEMS), doutor Rodrigo Gonçalves Mateus (UCDB) e doutor Ruy Alberto Caetano Filho (UFMS), zootecnistas professores pesquisadores em instituição de ensino. 

Receberão homenagens como zootecnistas de destaque em Mato Grosso do Sul os seguintes profissionais: Adriana Aparecida de Lima Nogueira, doutora Fabiana Villa Alves, Fabíola Cristiane Alves Davy Franco, doutor Flávio Pinto Monção, Juliano Coelho Bergler, MSc. Letícia Emiliani Fantini, Luiz Marcelo Kodawara, doutora Marciana Retore, doutor Rodrigo da Costa Gomes, doutora Sandra Aparecida Santos e especialista Vera Lúcia de Oliveira Golze. 

Entre em Contato

Rua Marechal Mallet, 1.251, Centro, Aquidauana - MS | 79200-000
Telefone: (67) 3241-2346

Copyright 2022 © Felipe Orro - Deputado Estadual | Todos os direitos reservados | Design por Argo Soluções